Monday, July 16, 2012

9ª CONFERÊNCIA NACIONAL DO ECA

9ª CONFERÊNCIA NACIONAL DO ECA

No dia 11 de julho de 2012 se iniciou a 9ª Conferência Nacional do ECA em prol da defesa dos direitos infanto-juvenis.Uma busca sem fim por um Brasil diferente e a partir de tal ponto,por um mundo novo.
Às 2:00 hrs da tarde a Cidade dos Direitos foi inaugurada.Bem assim,lá era o espaço onde crianças de diversos lugares podiam visitar e participar,sendo que era um espaço totalmente lúdico!Com oficinas,danças e é claro:muitas brincadeiras e jogos!Estes sempre estimulando o contato com a natureza,cultura e com o lazer...
Às 17:00 hrs,com a presença de diversas autoridades com a Ministra Maria do Rosário Nunes,a Presidente do CONANDA Miriam Maria José dos Santos,a Secretária Nacional de Promoção dos direitos Infanto-Juvenis Carmen da Silveira e etc.Com também a presença de dois adolescentes,Mairã Soares e Jean Braghirolli que destacaram a importância da participação jovem nestas conferências.Se iniciou a mesa de abertura.

Logo após a solenidade uma jovem surpreendeu ao público descendo de um balanço no alto e cantando o Hino Nacional da República Brasileira. E para emocionar ainda mais os presentes,vários jovem vieram trazendo a bandeira de seus estados.

No dia 12 de julho, das 8:00am hrs às 12:00pm,houve a leitura e votação do Regimento Interno,com a participação de vários jovens fazendo questionamentos e exigindo mudanças.
Ainda no dia 12, houve a Palestra Magna, organizada por adolescente e tendo como convidados a Ministra Maria do Rosário Nunes,a Presidente do CONANDA Miriam Maria José dos Santos e Wanderlino Nogueira Neto.
Um adolescente de cada região direcionou perguntas aos três convidados. O adolescente Edmilson Gomes (PA) se destacou ao se manifestar diante do palco, cobrando a efetivação das propostas que estão sendo debatidas na conferência. A fala de Edmilson estava fora do roteiro, mas mobilizou o público ao denunciar as negligências na educação vivida por crianças e adolescentes de seu estado. “Cadê os nossos direitos? Como eu posso ser um jovem que não pode ter um ensino de qualidade?”.
A Ministra dos Direitos Humanos afirmou o compromisso de lutar pela maior qualidade escolar para crianças e adolescentes, provocando igualmente a militância do jovem no estado do Pará. Convocou Edimilson a fazer ações locais, participar de grêmios estudantis como forma de mobilizar a comunidade. “E se na tua escola não tem grêmio estudantil, se os professores não estão mobilizados, se os pais não visitam a escola, tu estás também firmando um compromisso com essa conferência… Tu vai mover aquela comunidade”.
Logo depois, deram início aos Eixos Temáticos onde aconteceram os debates e as propostas. Jovens do Brasil inteiro mobilizando e implementando propostas de mudança geral.
E no dia 13, a Presidente Dilma esteve presente,discursando sobre a Educação implementada e monitorada pelo seu governo.
Quando a perguntei: ”Senhora Presidente, qual é a importância destas conferências estarem acontecendo com a presença dos jovens?“ Ela me disse: ”Anna, ter a presença de jovens aqui, lhes dá a aproximação do poder e da mudança e é isso que estamos aqui lutando para conseguir.”

Quem cobriu a Conferência Nacional foi o grupo Educomunicação, pelo qual tive a honra de participar. As matérias produzidas lá, estão no site: agenciajovem.org.


E por fim, no dia 14 de julho, todos os Estados apresentaram o seu presente para o ECA e foi então que percebemos que o objetivo da Conferência foi concretizado:Todos os jovens juntos apoiando uns as outros,enfim como uma nação.

No comments:

Post a Comment