Thursday, June 7, 2012




CQC é barrado na Câmara

Apenas gostaria de saber que espécie de país é este em que vivemos, onde uma das leis mais revolucionárias da história do jornalismo brasileiro é simplesmente ignorada!

Na Lei de 2 de outubro de 1823, já era regulada a liberdade de expressão da imprensa.
Pra quem tiver a curiosidade de ler a tal lei, segue o link para a leitura da mesma:

https://mail-attachment.googleusercontent.com/attachment/u/0/s/?view=att&th=137c784cdb7d7c18&attid=0.1&disp=attd&realattid=f_h35yvyfv0&safe=1&zw&saduie=AG9B_P9evmBhWUT8OQWA0raGCGRz&sadet=1339115456463&sads=7Iat3JiPpfnOztHOF3HxyXdDKNA&sadssc=1

 Já no período da República, mais duas leis foram elaboradas: a primeira foi a Lei nº 2.183 de 12 de novembro de 1953. Esta foi derrogada pela Lei nº 5.250, de 9 de fevereiro de 1967, elaborada e posta em prática no período autoritário da Ditadura Militar, mas sua vigência persiste até hoje. No entanto, desde 1991 tramita no Congresso Nacional projeto da nova lei de imprensa de autoria do senador Josaphat Marinho, que traz grandes modificações nesta pasta.
E, no entanto, na constituição federal de 1998, a Lei 5.250/67 sofreu diversas modificações até chegarmos nesta altura do campeonato e vermos tal crime acontecer!

Muitas pessoas argumentam que o CQC foi barrado por efetivar um programa de humor. Não significa que eles, como jornalistas e humoristas, não investiguem e falem a verdade! Aliás, o Custe o Que Custar (CQC) é um dos únicos programas de TV atuais que não maquia a realidade para apresentar em uma embalagem mais aceitável.

Pra quem ainda não sabe da história, assista aos vídeos abaixo e, além de se divertir, entenda o que houve, na versão do próprio CQC:

1o. vídeo:



2o. vídeo:



3o. vídeo:




Assim, se a Câmara esconde das câmeras o que está acontecendo, significa que ela tem vergonha do que pratica. E tendo vergonha ela não é digna, e não sendo digna, como ela quer ser defendida? Ou pior, como pode defender nossos interesses? Significa que dizer a verdade é errado atualmente? Expor a opinião é indignante perante a sociedade? Como o povo espera que o jornalismo brasileiro evolua se ele é proibido de evoluir? O fato de o programa querer gritar a verdade ao povo de uma forma bem humorada é errado? Proibi-los de entrar numa coletiva de imprensa durante a candidatura de Marta Suplicy, por exemplo, não é uma vergonha ao país?






O BRASIL VAI REAGIR OU NÃO?
Lembrando que com uma lei como esta, principalmente no caso em que se trata de política, o mínimo que se deve fazer é dar o exemplo, já que eles são os representantes externos do povo, e é assim que o Brasil tenta, numa possibilidade remota, evoluir!

De certa forma eu até entendo a vergonha que o governo tem... Mas o povo não reagir? Isto eu não compreendo e me recuso a tentar entender!

Pra quem tiver preguiça de continuar lendo, assista a esse vídeo aqui e divirta-se com o jornalismo transparente do CQC, nessa matéria que mostra o nível medíocre de alguns parlamentares que nós mesmos colocamos lá dentro!




E assim eu fecho a matéria com total incompreensão e indignação, tentando fazer pelos meus olhos de criança o país enxergar suas necessidades...

                 Anna Luiza Calixto Amaral

No comments:

Post a Comment